domingo, 21 de junho de 2015

Conheça o Gay Hussar. Um reduto de políticos, jornalistas e artistas no bairro do Soho.

Para mim dos prazeres da vida  é comer bem, não em quantidade, mas em sabor e qualidade. Uma das vantagens de morar em Londres é o grande número de restaurantes das mais variadas cozinhas, com um detalhe- os chefs e funcionários dos restaurantes geralmente são nativos daquele país. Isso torna a experiência ainda mais especial pois nos sentimos num ambiente autêntico onde a comida é preparada com ingredientes originais que muitas das vezes até desconhecemos.

Havia algum tempo já que um amigo, também amante de boa comida, citara o ilustre restaurante húngaro, que por mais de 50 anos vem servindo os clientes com requinte e bom gosto. Numa das paredes há inclusive um espaço cheio de livros que foram presentes de escritores que fizeram sua refeição ali. 

As paredes também abrigam dezenas de quadros com caricaturas de personalidades britânicas que passaram pelo local, o que nos faz sentir importantes ao sentar-nos à mesa. Importante também é fazer uma reservar antes, pois o Gay Hussar está sempre cheio. Aliás essa é uma dica importante se você vier à Europa, pois bom restaurantes costumam ser formais, e dizer ao cliente que não há mesas disponíveis é comum por aqui.

Você deve estar se perguntando se esse é um restaurante gay. Apesar de estar localizado em Soho, um bairro atualmente conhecido por bares gay e sex shops,  o nome não faz nenhuma alusão a isso. A palavra "gay" no inglês mais antiquado significa "alegre". E "hussar" seria a palavra dada a cavaleiros húngaros do século XV que se vestiam com roupas bem elegantes.

Ao me sentar fui rapidamente atendido e não demorei muito para escolher. Há muito tempo eu queria experimentar o "goulash", a famosa sopa Húngara feita legumes, cubos de carne (vaca ou porco), e especiarias como a páprica. Aliás, é a páprica que dá um sabor todo especial ao prato na minha opinião. Então esse foi o meu prato de entrada. 



Os garçons são bem simpáticos e nos fazem sentir à vontade. O maître do local também estava lá. Aliás ele trabalha no restaurante há anos e é super atencioso com os clientes.

Minha única decepção foi na hora da sobremesa pois eu queria muito experimentar o "Gundel Palacsinta", uma panqueca de nozes com calda de chocolate. Eu fiz o pedido mas logo em seguida fui informado que a tal panqueca fora o sucesso da noite e que já havia acabado. Ok, devo confessar que o menu de sobremesas é maravilhoso e eu já tinha outra opção em mente. Dessa vez eu escolhi o "Mákos Rétes", um indescritível strudel de semente de papoula com sorvete de baunilha que eu super recomendo!

Apesar do requinte e tradição, eu também escolheria o restaurante para fazer uma refeição informal com amigos para troca de idéias inteligentes e também descontraídas, afinal foi com essa finalidade que todas aquelas personalidades freqüentaram o Gay Hussar.

Para mais informações visite o website. E não esqueça de fazer a reserva =]

Um comentário:

Dúvidas ou comentários sobre esse post? Não deixe de escrever.